[weglot_switcher]

Covid-19. Conselho Nacional de Saúde Pública rejeita encerrar escolas compulsivamente em Portugal

Depois do parecer do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), a bola está agora no campo do Governo, que se reúne na quinta-feira para decidir como atuar em relação às escolas. António Costa já tinha avisado que as recomendações do CNSP em relação ao surto de coronavírus seriam seguidas pelo Governo.
11 Março 2020, 22h31

O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) rejeita a possibilidade de todas as escolas em Portugal serem encerradas, como medida para tentar travar o surto de coronavírus no país, que conta com 59 casos confirmados.

“Devem ser reforçadas as medidas de contenção e de meios para as implementar. Só se justifica encerramento total e parcial dos estabelecimentos de ensino por determinação expressa das autoridades de saúde”, disse hoje Jorge Torgal, membro do CNSP, em conferência de imprensa.

“Não se justifica o encerramento de museus sem determinação das autoridades de saúde”, acrescentou o responsável.

“O CNSP continua a acompanhar a evolução da situação”, garantiu Jorge Torgal em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

Por sua vez, a ministra da Saúde afirmou que o “Governo sempre disse que atuaria com base nas recomendações do CNSP”, mensagem que já tinha sido transmitida pelo primeiro-ministro nos últimos dias.

O Governo decide amanhã se dois milhões de alunos vão continuar a ir às aulas ou se ficam em casa, num momento em que o surto de coronavírus já contagiou 59 pessoas em Portugal.

O Executivo de António Costa vai decidir se as escolas continuam abertas, ou se vão encerrar, e durante quanto tempo, depois de ouvido o Conselho Nacional de Saúde Pública, que esteve reunido esta quarta-feira.

No entanto, pelo parecer do CNSP, o Governo poderá decidir manter as escolas abertas, somente em casos de casos suspeitos/confirmados registados na respetiva comunidade escolar.

Na terça-feira, o primeiro-ministro garantiu que o Governo está preparado para encerrar escolas se o Conselho de Saúde Pública emitir um parecer a recomendar o encerramento devido ao surto de coronavírus.

“Se for do entendimento [do Conselho Nacional de Saúde] que se deve generalizar o encerramento das escolas, imediatamente tomaremos essa decisão”, disse António Costa à saída de uma reunião de emergência do Governo, que teve lugar no Palácio de São Bento em Lisboa.

Mas se o CNS decidir “não adotar uma medida generalizada, é isso que iremos fazer”, garantiu o primeiro-ministro.

https://jornaleconomico.pt/noticias/ministra-da-saude-decisao-de-fechar-escolas-tem-de-ser-avaliada-com-muito-cuidado-557447

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.