O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) rejeita a possibilidade de todas as escolas em Portugal serem encerradas, como medida para tentar travar o surto de coronavírus no país, que conta com 59 casos confirmados.
“Devem ser reforçadas as medidas de contenção e de meios para as implementar. Só se justifica encerramento total e parcial dos estabelecimentos de ensino por determinação expressa das autoridades de saúde”, disse hoje Jorge Torgal, membro do CNSP, em conferência de imprensa.
“Não se justifica o encerramento de museus sem determinação das autoridades de saúde”, acrescentou o responsável.
“O CNSP continua a acompanhar a evolução da situação”, garantiu Jorge Torgal em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.
Por sua vez, a ministra da Saúde afirmou que o “Governo sempre disse que atuaria com base nas recomendações do CNSP”, mensagem que já tinha sido transmitida pelo primeiro-ministro nos últimos dias.
O Governo decide amanhã se dois milhões de alunos vão continuar a ir às aulas ou se ficam em casa, num momento em que o surto de coronavírus já contagiou 59 pessoas em Portugal.
O Executivo de António Costa vai decidir se as escolas continuam abertas, ou se vão encerrar, e durante quanto tempo, depois de ouvido o Conselho Nacional de Saúde Pública, que esteve reunido esta quarta-feira.
No entanto, pelo parecer do CNSP, o Governo poderá decidir manter as escolas abertas, somente em casos de casos suspeitos/confirmados registados na respetiva comunidade escolar.
Na terça-feira, o primeiro-ministro garantiu que o Governo está preparado para encerrar escolas se o Conselho de Saúde Pública emitir um parecer a recomendar o encerramento devido ao surto de coronavírus.
“Se for do entendimento [do Conselho Nacional de Saúde] que se deve generalizar o encerramento das escolas, imediatamente tomaremos essa decisão”, disse António Costa à saída de uma reunião de emergência do Governo, que teve lugar no Palácio de São Bento em Lisboa.
Mas se o CNS decidir “não adotar uma medida generalizada, é isso que iremos fazer”, garantiu o primeiro-ministro.
https://jornaleconomico.pt/noticias/ministra-da-saude-decisao-de-fechar-escolas-tem-de-ser-avaliada-com-muito-cuidado-557447
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com