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CP paga táxis e autocarros para passageiros conseguirem apanhar ligações em comboios

Mesmo com os novos horários iniciados já este mês, para ajustar a oferta à escassez de material circulante para melhorar o serviço prestado, não houve melhorias.
  • Rafael Marchante/Reuters
10 Agosto 2018, 09h00

A CP – Comboios de Portugal está a transportar passageiros através de táxis e autocarros, para que consigam apanhar ligações aos comboios alfa pendulares e intercidades, noticia o “Correio da Manhã”, na sua edição desta sexta-feira, 10 de agosto.

O jornal cita responsáveis pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), alertando que este tipo de situações se regista nas linhas do Algarve, Alentejo e Oeste.

A CP tem estado sob pressão devido às falhas no serviço que presta, registando-se avarias, atrasos e supressões.

Mesmo com os novos horários iniciados já este mês, para ajustar a oferta à escassez de material circulante para melhorar o serviço prestado, não houve melhorias.

Esta semana, foram suprimidos na linha do Algarve nove comboios, sendo que em dois destes casos a CP não disponibilizou autocarros aos passageiros, que tiveram de permanecer nas estações sem terem qualquer tipo de informação para alternativas de viagem.

O mesmo cenário repetiu-se no Alentejo, com seis comboios suprimidos na segunda-feira, dia 6 de agosto.

Na terça-feira, a CP registou atrasos em 290 comboios num total de 52 horas, com 59% a terem origem em problemas com o material circulante e 15% em infraestruturas.

Ao nível das supressõess estes três primeiros dias dos novos horários da transportadora ferroviária pública afetaram 30 comboios, que acumularam um atraso de cerca de dez horas.

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