[weglot_switcher]

Crédito Habitação: Descida das Taxas Euribor

As taxas Euribor voltaram a descer em abril e quem tiver contrato do seu crédito à habitação a ser revisto em maio, pode já sentir uma ligeira diminuição da prestação.
6 Maio 2024, 07h45

As taxas Euribor voltaram a descer em abril e quem tiver contrato do seu crédito à habitação a ser revisto em maio, pode já sentir uma ligeira diminuição da prestação.

Esta situação verifica-se porque as taxas da Euribor em abril registaram uma diminuição em todos os prazos face ao valor médio de março, algo que já não acontecia desde o início do ano.

Como avaliar o impacto da Euribor na prestação do crédito habitação?

Para efetuar a simulação deve ter em conta a média da Euribor, seja a 3, 6 ou 12 meses, dependendo do que contratou, referente ao mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito.  Ou seja, se o seu contrato foi assinado em janeiro, a média considerada será a de dezembro. Assim, a data a considerar é sempre a da assinatura do contrato com o banco. Essa informação pode ser consultada na Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) que acompanha o contrato de financiamento.

Apesar de se registar uma tendência para a descida do valor da Euribor, as famílias só vão começar a sentir a diferença quando a média da Euribor for inferior à da revisão anterior do contrato.

Crédito habitação: bonificação de juros

Novo crédito habitação em maio de 2024

Quem contratar, em maio de 2024, um crédito habitação com taxa variável, com a descida da média da Euribor em abril, pagará menos de prestação da casa do que se contratasse o empréstimo no mês anterior.

Contudo e apesar das taxas estarem a descer, ainda estão em valores bem superiores aos registados há um ano.

Informe-se connosco e subscreva a nossa newsletter da proteção financeira  

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.