Crédito habitação sem fiador: é possível?

No momento de solicitar um empréstimo para comprar casa, uma das questões mais comuns é se os bancos concedem crédito habitação sem apresentação de fiadores. Esclareça todas as dúvidas sobre o tema neste artigo.

Tem intenção de pedir um empréstimo para comprar casa, já averiguou a oferta existente no mercado e obteve informações acerca das condições sob as quais os bancos concedem este tipo de empréstimos. No entanto, surgiu-lhe uma dúvida: será que o banco lhe concederá um crédito habitação sem fiador? Neste artigo elaborado pelo ComparaJá.pt desmistificamos esta dúvida.

 

O que avaliam os bancos para conceder um crédito à habitação?

Antes de se questionar se conseguirá obter um crédito habitação sem fiador, deve começar por perceber que outras condições as instituições financeiras avaliam para decidir se concedem ou não o empréstimo.

Aquando do pedido de financiamento, os bancos têm em consideração os seus rendimentos e a estabilidade profissional, o seu historial de crédito, a sua taxa de esforço, o número de titulares do crédito, o montante disponível para dar de entrada e até o histórico da sua relação com a instituição.

É também comum que seja exigido um fiador. Esta é uma forma de o banco se precaver, garantindo que existe alguém responsável pela dívida caso o cliente entre em incumprimento.

 

Quando é solicitado um fiador?

O fiador é alguém que se compromete a assumir a responsabilidade da dívida de outra pessoa caso a mesma não a consiga pagar, representando uma garantia para as instituições financeiras que normalmente pedem um fiador quando verificam que pode existir risco de incumprimento por parte do cliente.

O fiador é chamado a pagar a dívida mediante o incumprimento de um contrato de crédito. Esta representa uma garantia de obrigações muito comum, por parte dos bancos, nos contratos de crédito à habitação.

Alguns proprietários que arrendam casas podem igualmente exigir fiadores nos respetivos contratos de arrendamento.

Os bancos pedem um fiador quando identificam que pode vir a existir algum risco de incumprimento do crédito por parte do cliente – ou porque este tem uma taxa de esforço elevada, ou apresenta uma situação financeira pouco estável, ou porque tem um historial de crédito irregular.

Se se encontra em alguma destas situações, existe probabilidade de não conseguir obter um crédito habitação sem fiador.

 

É possível deixar de ser fiador?

Sim, mas, no entanto, é muito pouco comum que os fiadores se consigam desvincular do crédito. Isto só seria possível se o credor e o devedor chegassem a acordo, mas é pouco provável que o credor aceite a redução de garantias. Na grande maioria dos casos, o fiador acaba por ficar com a dívida.

 

É possível conseguir crédito habitação sem fiador?

Temos boas notícias: é possível conseguir crédito habitação sem fiador, isto porque a exigência de um fiador depende do risco que as instituições financeiras atribuem ao contrato de crédito.

Se sempre foi um cliente cumpridor, apresenta uma taxa de esforço baixa e uma situação profissional estável, demonstrando ser capaz, por si só, de suportar o encargo com o crédito à habitação, o banco pode perfeitamente conceder-lhe o crédito habitação sem fiador.

Pode consultar o seu Mapa da Responsabilidades de Crédito para averiguar se tem um bom historial de crédito de forma a sentir-se seguro para avançar com o pedido de crédito habitação sem fiador.

Caso o seu mapa contenha informações menos favoráveis, então deve agir no sentido de regularizar as suas dívidas ou outras situações de incumprimento que existam.

Relembramos que é sempre importante que avalie a sua situação financeira e analise se tem, efetivamente, capacidade para reembolsar um crédito antes de proceder ao pedido.

Importa ainda realçar que os critérios de aprovação dos bancos, apesar de seguirem modelos e procedimentos específicos, são vistos caso a caso, ou seja, podem variar de instituição para instituição consoante o cliente em causa.

Ler mais
Relacionadas

Vai pedir um crédito à habitação? Saiba como calcular o importante rácio LTV

Se está a pensar em comprar casa, há termos com os quais vai ter de lidar e um deles é o Loan-to-Value. Descubra como calcular este rácio tão importante na hora de solicitar crédito habitação.

Está à procura de casa? Há opções de financiamento para as pré-fabricadas

Independentemente de optar por um financiamento específico ou por um crédito à habitação tradicional, deve sempre ter atenção à sua taxa de esforço. O ideal será que esta não ultrapasse os 33%, para que consiga pagar as suas prestações mensais sem desequilibrar as suas finanças.

Quanto custa construir uma casa?

Quando chega a altura de comprar casa, muitas vezes a decisão entre adquirir uma nova, usada ou mesmo construir de raiz torna-se difícil de tomar, dado que todas as soluções têm os seus prós e contras. Nada será mais personalizado do que uma habitação construída de raiz, mas será que vale a pena toda a despesa e tempo gasto em burocracia? Descubra, neste artigo, quanto custa construir uma casa.
Recomendadas

Quantas pessoas estão na praia? Esta app diz-lhe onde pode estender a toalha no verão

A aplicação Posso Ir vai dar informações sobre o nível de ocupação das praias, assim como sobre o nível de qualidade da água das praias, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância, e as infraestruturas disponíveis.

Mais de 30% dos portugueses fará mais compras online depois do confinamento, diz estudo

Mais de 50% dos portugueses afirma ter realizado mais compras online durante o confinamento, consolidando o boom do eCommerce e contribuindo para a reinvenção do comércio tradicional. Uma tendência que parece ter vindo para ficar depois do confinamento, , com 32% dos portugueses afirmou que planeia fazer as suas compras de forma online com mais frequência do que antes, revela “Estudo MARCO: Hábitos de Consumo Pós Covid-19”.

Veja aqui a chave vencedora do Euromilhões

Em jogo está um prémio de 17 milhões de euros.
Comentários