[weglot_switcher]

Cresce número de portugueses a utilizar inteligência artificial para realizar compras, diz plataforma Adyen

Estudo da Adyen, divulgado esta quinta-feira, revela que 32% dos consumidores portugueses utiliza ferramentas de IA para fazer compras, o que representa um aumento de 47% face a 2024. No entanto, uma fatia considerável dos inquiridos admite que os retalhistas podem estar a utilizar a tecnologia para recomendar produtos.
Moda e Inteligência Artificial
15 Maio 2025, 14h46

Os números parecem indicar uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos portugueses com a adoção das novas tecnologias.

O Adyen Index: Retail Report 2025, estudo da plataforma de tecnologia financeira Adyen, realizado com base nas respostas de 41 mil consumidores em 28 países, incluindo Portugal, revela um aumento de 47% no número de consumidores portugueses que diz utilizar inteligência artificial (IA) para realizar compras no país.

De acordo com o estudo, 10% dos portugueses inquiridos disse ter usado IA pela primeira vez nos últimos 12 meses para melhorar a sua experiência de compra, e mais de metade (52%) mostrou-se receptivo à utilização futura desta tecnologia para os mesmos efeitos. Uma fatia significativa (32%) afirmou usar atualmente a IA para comprar. 

A opinião dos portugueses sobre a experiência revela-se positiva, com 54% dos inquiridos a afirmar que a IA os ajuda a inspirarem-se quando compram vestuário, refeições e outros produtos. Apenas 6% disse obter as melhores ideias para novos produtos quando utiliza a tecnologia enquanto 53% afirmou querer utilizar a IA para encontrar marcas únicas.

A utilização da IA no processo de compra ganha popularidade em todas as faixas etárias em Portugal, mas são os Baby Boomers (60 aos 78 anos) e a Geração X (44 aos 59 anos) os que registam os maiores aumentos nos últimos 12 meses, com crescimentos de 85% e 53%, respetivamente. Ainda assim, apenas 15% dos inquiridos com idade igual ou superior a 60 anos utiliza a IA nnas compras, comparativamente com 45% da Geração Z (16 aos 27 anos) e 42% dos Millennials (28 aos 43 anos).

Por outro lado, mais de metade dos consumidores portugueses (63%) reconhece que os retalhistas podem estar a utilizar a IA para recomendar produtos.

O Adyen Index: Retail Report 2025 também comporta a perspetiva do retalho. Apesar do investimento em novas tecnologias, apenas 39% dos retalhistas portugueses permite aos clientes realizar compras e finalizar transações sem complicações em canais online e offline. Uma fatia de 12% dos líderes empresariais tem a intenção de implementar o sistema nos próximos 12 meses e outros  15% planeiam oferecer aos clientes experiências exclusivas em loja.

Quando questionados sobre como a forma de fazer crescer as receitas do negócio em 2025, a resposta dos retalhistas é mais tecnologia, mormente da IA. Em concreto, um terço dos inquiridos (32%) diz que investirá em IA para apoiar as atividades de vendas e marketing e 31% indica que investirá em IA para apoiar a inovação de produtos.

A utilização do digital não retira protagonismo às lojas físicas que continuam a ser o meio preferido dos consumidores portugueses (50%), em comparação com 15% dos inquiridos que prefere realizar compras online.

Cerca de metade dos inquiridos (54%) indicou que gostaria querer ver e sentir o produto antes fazer a compra, experimentar os artigos antes de os comprar (49%), e também as vantagens do imediatismo em loja. Por fim, 32% dos inquiridos afirma que prefere sair da loja com o produto no momento da compra.

Nota metodológica

O estudo da Adyen foi conduzido pela empresa britânica Censuswide, numa amostra de 14.003 comerciantes retalhistas (a maiores de 18 anos) no Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, China, Hong Kong, Japão, Malásia, Singapura, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, EAU, Estónia, Letónia, Lituânia, Brasil e México. Os dados foram recolhidos entre 10.02.2025 e 12.03.2025. Os aumentos percentuais foram calculados comparando os inquiridos que selecionaram qualquer opção de resposta “Sim” para a utilização da IA nas compras, em comparação com os inquiridos que responderam que tinham utilizado a IA para realizar compras pela primeira vez nos últimos 12 meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.