No desenvolvimento de produtos, a aprendizagem através da experimentação tornou-se um tema recorrente. Há cada vez mais empresas a valorizar e a investir em práticas que estimulem a criatividade dos seus trabalhadores.

Num cenário crescentemente competitivo, em particular no que às empresas de tecnologia diz respeito, a implementação destas práticas pode mesmo estabelecer a diferença entre evoluir ou estagnar. Nesta indústria, ninguém quer estar numa fase de estagnação e uma das principais formas de o evitar é garantir que os próprios trabalhadores estejam em constante aprendizagem.

Esta é, portanto, uma vantagem indiscutível das empresas e é importante ter a perceção de que o estímulo da criatividade não é tanto uma questão de “mobília lúdica” ou de outros clichés de startups – como mesas de matraquilhos – mas muito mais de atitude entre os trabalhadores, apoiada pela liderança.

As empresas têm à sua disposição várias formas de estimular a criatividade. Os hackathons – maratonas de programação onde várias dinâmicas podem ser exploradas – são um bom exemplo de incentivo à criatividade entre colegas de trabalho. Na XING, é permitido aos trabalhadores participar em eventos como estes – neste caso, hackweeks – várias vezes por ano. E aqui os meios são mais importantes que os fins.

Não há um objetivo pré-definido; pretende-se sim que sejam livremente exploradas novas tecnologias, que as existentes sejam exploradas de outra forma ou que se potenciem novas formas de trabalho em equipa. Sempre com espaço para o erro.

No caso da XING, a experiência mostra-nos que a participação nas hackweeks ajudou a alavancar novas tecnologias na empresa, assim como proporcionou a tomada mais consciente de decisões acerca das tecnologias a não usar. Existem vários exemplos de experiências que se tornaram tecnologias de ponta para a empresa e ainda de linhas inteiras de produtos que tiveram origem neste contexto.

E não é preciso traduzir tudo em números. Um dos indicadores, em termos de motivação, é o nível de energia e o orgulho das equipas durante a apresentação final dos projetos. Na verdade, não importa se contribuíram com um fragmento de código significativo para a comunidade open source ou se construíram um jogo arcade com uma arca frigorífica. A criatividade foi estimulada e vai ser determinante para o sucesso, individual e coletivo.