[weglot_switcher]

Cristina Cardoso, Cristina Fernandes e Shrikesh Laxmidas vão integrar nova DI da Lusa

A nova Direção de Informação (DI) da Lusa – Agência de Notícias de Portugal terá Cristina Cardoso, Cristina Fernandes Ferreira e Shrikesh Laxmidas (atual diretor adjunto do JE) como chefes de redação, de acordo com o comunicado do Conselho de Redação (CR).
18 Junho 2021, 12h56

O CR reuniu-se na quinta-feira, sob presidência da Diretora de Informação, Luísa Meireles, que informou os elementos eleitos sobre a restante constituição da nova DI.

Além dos dois diretores adjuntos já em funções – Maria de Deus Rodrigues e Nuno Simas –, a nova DI terá três chefes de redação: Cristina Cardoso (atualmente redatora na Sociedade), Cristina Fernandes Ferreira (atualmente redatora na secção Lusofonia e Mundo) e Shrikesh Laxmidas (atual diretor-adjunto do Jornal Económico).

Luísa Meireles referiu que os novos chefes de redação terão “efetiva presença na redação e serão mais exigentes nos temas e seu acompanhamento do dia-a-dia”, refere o documento.

Segundo o CR, a DI justificou a contratação de Shrikesh Laxmidas com o facto de a economia ser “uma das áreas mais exigentes da Lusa” e salientou a experiência de dez anos do jornalista numa agência de notícias, a Reuters.

Os elementos eleitos deram parecer positivo, por unanimidade, às nomeações de Cristina Cardoso e Cristina Fernandes Ferreira, e abstiveram-se, também por unanimidade, no caso da nomeação de Shrikesh Laxmidas.

“O CR reconhece que Shrikesh Laxmidas tem um currículo adequado às funções propostas, mas considera inaceitável recrutar alguém de fora para um cargo de chefia quando as contratações continuam congeladas, quer para fazer face a situações de carência de pessoal em várias editorias, quer para integração de jornalistas precários que trabalham para a agência”.

Em relação aos chefes de redação cessantes, a Diretora de Informação informou que João Gomes irá regressar ao lugar que ocupava anteriormente em Leiria, acumulando com a área da Religião, Paulo Nogueira passa a redator do Internacional e Pedro Albuquerque a redator do País.

João Pedro Fonseca irá coordenar um novo núcleo, criado na dependência da Direção de Informação, de Inovação e Formação, que irá absorver as tarefas que eram desempenhadas por Pedro Camacho e por Sofia Branco.

Com a extinção do cargo de coordenadora de Formação Profissional e Estágios, Sofia Branco regressa à redação.

À redação regressam também os anteriores subdiretora, Margarida Pinto, e diretor-adjunto, Vítor Costa, acrescenta o CR.

A DI não disse ainda aos elementos eleitos quais são as editorias que Sofia Branco, Vítor Costa e Margarida Pinto irão integrar.

Luísa Meireles informou também que Sónia Ferreira é a nova editora da secção de Política, onde atualmente desempenha as mesmas funções interinamente, após o pedido de demissão de José Pedro Santos.

Os elementos eleitos deram parecer positivo, por unanimidade, à nomeação de Sónia Ferreira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.