[weglot_switcher]

CTT, BCP e EDP impulsionam PSI 20 que acompanha Europa em alta

O principal índice bolsista português soma 0,94%, para 4.467,61 pontos, em linha com as principais bolsas europeias.
2 Junho 2020, 09h02

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,94%, para 4.467,61 pontos, em linha com as principais praças europeias, esta terça-feira. Desta forma as praças europeias prolongam os ganhos de segunda-feira, com os investidores otimistas com os dados económicos divulgados ontem.

O indicador que mede a evolução do setor industrial na Europa subiu em maio, esboçando uma recuperação face à quebra de abril. O PMI Indústria (atividade industrial) do agregado passou de 33,4 para 39,4, “praticamente em linha com o antecipado pelo valor preliminar e aguardado agora pelo mercado (39,5)”, segundo o MTrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

Nos EUA, os dados da atividade industrial revelou também um alívio do ritmo de contração, enquanto a China regressou à expansão. Na China, o PMI Indústria passou de 49,4 para 50,7, quando se esperava 49,6, “ou seja, um alívio do ritmo de contração”.

Os investidores na Europa também negoceiam influenciados positivamente pelo desempenho das congéneres de Wall Street, na segunda-feira, que encerraram a subir. O índice tecnológico Nasdaq 100 avançou para cerca de 1% dos máximos históricos, que tinha atingido antes da pandemia de Coronavírus na Europa e EUA.

Desta forma, as bolsa negoceiam negoceiam em alta em linha com a abertura gradual das economias europeias, sem se deixarem afetar pelo reacender da tensão entre Estados Unidos e China, devido à nova legislação de segurança aplicada em Hong Kong que poderá, ainda, levar a medidas sancionatórias entre as duas maiores economias do mundo.

Ainda assim, os protestos nos Estados Unidos por causa da morte do norte-americano George Floyd, que levaram o presidente dos EUA, Donald Trump, a ameaçar colocar o exército nas ruas para conter os distúrbios, pode limitar o otimismo dos investidores.

A impulsionar o PSI-20 estão as ações do BCP (1,2% para 10,14 cêntimos), da EDP (0,71% para 4,23 euros) e de três cotadas que beneficiam com notas de research positivas.

Na bolsa portuguesa, 15 empresas cotadas valorizam, duas desvalorizam e uma negoceia sem variação. São os setores da banca, da energia e postal, que impulsionam o PSI 20.

OS CTT valorizam 4,33%, para 2,29 euros, influenciados. Já na banca, o BCP avança 1,4%, para 0,101 euros.

No setor energético, a EDP avança 1%, para 4,24 euros e a EDP Renováveis evolui 0,99%, para 12,26 euros.

Destaque também para a nota de revisão em alta do espanhol BBVA aos títulos da REN, de ‘market perform’ para ‘outperform, mantendo o preço-alvo em 2,90 euros. A empresa soma 0,41% para 2,475 euros.

O BBVA também avaliou a Altri, melhorando a recomendação da cotada de ‘market perform’ para ‘outperform’, definindo um preço-alvo de 5,50 euros. A empresa papeleira sobe 1,16% para 4,168 euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.