[weglot_switcher]

David Neelman compra participação dos chineses da HNA na TAP

Os chineses da HNA venderam a participação na TAP. Os acionistas privados da Atlantic Gateway compraram a participação indireta de 9% aos chineses por cerca de 49 milhões de euros.
  • TAP Portugal
15 Março 2019, 18h48

David Neelman, acionista da TAP e dono do fundo norte-americano de capital de risco Global Airlines Ventures, que, em conjunto com a transportadora Azul Linhas Aéreas Brasileiras, adquiriu à HNA – Hainan Airlines Holding a sua participação na holding Atlantic Gateway. A HNA controlava 9% da TAP e a alienação terá sido concretizada por 55 milhões de dólares, cerca de 49 milhões de euros.

O reforço do investimento de David Neelman na transportadora aérea portuguesa demonstra a confiança “no crescimento sustentado da TAP e na capacidade da gestão em continuar a implementar o plano estratégico delineado na privatização”. Neelman adianta que pretende implementar as medidas necessárias para continuar o processo de transformação da TAP numa empresa com padrões de excelência na indústria da aviação”.

Várias vezes foram referidas na imprensa as dificuldades sentidas pela HNA desde o Verão de 2017 e todo o processo de alienação de participações que entretanto tem concretizado. Para a estratégia da TAP, a HNA tinha sido referenciada como a “porta do Oriente”, relativamente à qual a transportadora portuguesa acalentava criar novas rotas para destinos asiáticos apoiada nos serviços da HNA.

Cerca de metade da participação indireta da HNA na TAP foi alienada ao fundo Global Aviation Ventures por 30 milhões de dólares, e a restante participação foi adquirida pela companhia aérea brasileira Azul por 25 milhões de dólares. A transação da posição da HNA na TAP foi concretizada pela venda da subsidiária Hainan Airlines Civil Aviation, constituída para funcionar como o veículo que detinha a participação de 20% na holding Atlantic Gateway, que controla 45% da TAP – o restante capital da TAP é detido em 50% pelo Estado português e em 5% pel os trabalhadores da TAP.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.