A DBRS Ratings GmbH (DBRS Morningstar) está atualmente a proceder a uma revisão de todas as operações de financiamento estruturado e de obrigações hipotecárias que classifica e que podem ser afectadas pela recente subida de notação da República Portuguesa (Portugal) para “A” com tendência estável datada de 21 de julho de 2023.
A DBRS Morningstar avalia atualmente 19 operações financeiras estruturadas portuguesas e cinco programas de obrigações hipotecárias.
As operações de financiamento estruturado incluem várias classes de ativos, como nove transações em títulos garantidos por hipotecas residenciais (RMBS), duas transações de crédito malparado (ou empréstimos não produtivos – NPLs), cinco transações de carteira de crédito automóvel e crédito ao consumo, uma transação relacionada com cartões de crédito e duas transações com tarifas de eletricidade.
A DBRS prevê algumas subidas de rating como resultado da recente subida de rating de Portugal, mas principalmente em operações com uma forte ligação entre o risco de crédito soberano e o risco de crédito dos títulos, como as transações de tarifas de eletricidade portuguesas. Já as outras classes de activos, como obrigações hipotecárias, NPLs ou cartões de crédito não serão afectadas. De facto, a DBRS Morningstar prevê que a maior parte das notações actuais não deverá sofrer alterações.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com