A agência de notação financeira DBRS Ratings (DBRS Morningstar) subiu o rating de longo prazo (Long-Term Issuer Rating) e o rating da dívida sénior não garantida (Long-Term Senior Debt) do Banco Montepio em dois níveis, de ‘B (high)’ para ‘BB’, mantendo a tendência estável (Trend Stable).
Apesar da subida o banco ainda não tem notação investment grade que na DBRS é só a partir da classificação BBB (high).
Em comunicado ao mercado, o banco diz que esta é a segunda subida consecutiva do rating comunicada pela DBRS Morningstar desde março do corrente ano, num total de 3 níveis.
Em alta foram também revistos os ratings da dívida subordinada (Subordinated Debt) para ‘B (high)’; dos depósitos de longo prazo (Long-Term Deposits) para ‘BB (high)’; e dos depósitos de curto prazo (Short-Term Deposits) para ‘R-3’.
Segundo a DBRS Morningstar, “esta nova subida de rating está suportada no progresso apresentado pelo Banco Montepio no robustecimento do seu Balanço e dos seus buffers de capital, bem como na simplificação da sua estrutura operacional, nomeadamente através da redução significativa dos ativos não produtivos e da venda de ativos não estratégicos, conjugados com a melhoria da rendibilidade”.
A agência destaca ainda o desempenho alcançado pelo Banco Montepio na vertente de governo corporativo (Governance).
Já sobre a perspectiva estável, a DBRS Morningstar considera que reflete as expectativas de que os riscos estão globalmente equilibrados e de que o Banco Montepio irá ultrapassar os desafios que se apresentam ao negócio bancário.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com