O líder da bancada parlamentar do PSD, Fernando Negrão, confrontou hoje António Costa – no debate quinzenal no Parlamento – com o aumento da mortalidade infantil em Portugal nos últimos dois anos. Na resposta, o primeiro-ministro recordou que “o PSD votou contra o Serviço Nacional de Saúde e, por isso, é muito importante que a Lei de Bases da Saúde seja aprovada, não por uma maioria qualquer mas pela maioria que criou, defendeu e desenvolve o Serviço Nacional de Saúde”.
“Podemos ter votado contra o Serviço Nacional de Saúde, mas a ele aderimos rapidamente”, contrapôs Negrão. E acusou: “Quem o está a destruir são os senhores, estão a destruir o Serviço Nacional de Saúde. O que está o Governo a fazer para inverter a tendência?” Costa defendeu que é preciso esperar pela avaliação dos dados da mortalidade infantil para encontrar uma “boa resposta técnica” e “tomar medidas” nesse sentido.
Além do aumento da mortalidade infantil, Negrão também alertou para a “degradação” em geral do Serviço Nacional de Saúde. A resposta do primeiro-ministro aponta para uma exclusão do PSD no âmbito da aprovação da nova Lei de Bases da Saúde, contrariando as recomendações do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa tem insistido na necessidade de assegurar um consenso entre os dois maiores partidos relativamente a esta matéria.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com