A DECO defende que a informação prestada ao consumidor sobre as linhas telefónicas gratuitas para contactar os fornecedores e prestadores de serviço deve estar disponível de forma clara e acessível. Considera, também, que as coimas devem ser mais pesadas sempre que esse dever de informação não seja cumprido.
Atualmente, os fornecedores e prestadores de serviços já não são obrigados a indicar nas suas faturas uma linha telefónica sem custos acrescidos. Esta situação prejudica os direitos e interesses dos consumidores, que, precisando de contactar a empresa, utilizarão uma linha telefónica de custo superior ao da chamada de custo normal, já que não conseguem localizar a alternativa gratuita ou sem custo acrescido.
Obrigatoriedade de divulgação de números e preço de chamadas de forma clara e acessível
Desde 2021 que os fornecedores de bens e serviços estavam obrigados a divulgar, de forma clara e visível, o número ou números telefónicos para contacto do consumidor, bem como o preço atualizado dessas chamadas. A informação sobre as linhas gratuitas e linhas geográficas ou móveis devia ser disponibilizada nos seguintes suportes:
Alteração representou um retrocesso na proteção do consumidor
Porém, o regime foi alterado em 2023 e deixou de ser obrigatória a comunicação acerca das linhas telefónicas nas faturas, nas páginas principais do site, nas comunicações comerciais e nas comunicações escritas com os consumidores. A divulgação das linhas de telefone gratuitas ou sem custos acrescidos é obrigatória apenas nos websites, mas não na página principal e nos contratos. A violação deste dever de informação deixou de constituir contraordenação grave, passando a ser contraordenação leve. Estamos, pois, perante um claro retrocesso na proteção do consumidor.
DECO apela a nova alteração da lei
Reivindicando a proteção dos direitos e interesses dos consumidores, a DECO apela às seguintes alterações da lei:
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