Consumidores lesados com movimentos fraudulentos do cartão Universo.
A DECO recebeu, recentemente, cerca de uma centena de reclamações referentes a movimentos bancários fraudulentos, através do homebanking e de pagamentos efetuados com o cartão Universo da SONAE.
Muitos dos consumidores, que denunciaram este problema à DECO, apresentam já valores em dívida situados entre os 60 e os 3.000 euros, tendo tomado consciência do facto apenas quando contactados pela entidade financeira com indicação de montantes por pagar.
Porém, os consumidores afirmam não ter fornecido quaisquer dados a terceiros, ou tão pouco autorizado compras ou transferências através do cartão Universo.
O caso agrava-se perante as dificuldades que os consumidores enfrentam para assumir o cumprimento dos valores em dívida, mediante a recusa da instituição bancária em anular essas quantias.
A DECO remeteu as reclamações recebidas para o Banco de Portugal, entidade reguladora do sector, alertando para esta situação e solicitando a sua intervenção.
Procurando esclarecer e apoiar os consumidores, a DECO informa:
A DECO alerta ainda para a importância de o consumidor não fornecer os seus dados pessoais ou bancários em resposta a e-mails ou SMS alegadamente enviados pelo seu banco. As entidades bancárias nunca contactam os seus clientes para o fornecimento ou atualização de dados por esta via.
Relembramos que não deve aceder ao site do seu banco através de links ou de resultados apresentados em motores de busca. O ideal é digitar sempre o endereço do banco na barra do browser.
Não se esqueça, também de alterar com frequência as palavras-chave/códigos pessoais.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com