O cariz obrigatório de apresentar o livro de reclamações em todas as lojas ou estabelecimentos de atendimento ao cliente há muito que já é conhecido. No entanto, uma nova forma online de registar a sua reclamação surgiu em 2017, mas não sendo, então, obrigatório em todas as entidades e/ou empresas.
O governo decretou que até ao dia 1 de julho de 2019 outros setores económicos teriam também de aderir a esta plataforma do livro de reclamações online, como por exemplo cafés, snacks-bar, postos de abastecimento, entre outros. Este prazo foi alargado até ao dia 31 de dezembro do decorrente ano.
O alerta foi dado pela ASAE que todos os estabelecimentos a efetuar este registo com toda a brevidade.
Entidades como farmácias, transportadoras ou recintos de espetáculos já devem estar registados na plataforma do livro de reclamações online.
Estes dois formatos de livros de reclamações, o físico e o online, são obrigatórios e a comunicação sobre a existência do mesmo deve estar afixado de forma visível. Também é obrigatório informar os consumidores/utentes da existência de um livro de reclamações eletrónico, sendo que também deve estar visível esta informação no sítio onde se encontra a internet do vendedor ou prestador de serviços.
A falta de cumprimento das normas em relação ao livro de reclamações eletrónico pode variar entre coimas no valor de 150 euros a 15 mil euros.
Esteja atento sobre estas informações, visite o nosso site.
Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489 ou 291 146 520.
[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/asae/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”55″ slug=”asae” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/asae/thumbnail?version=1543422103796&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt”]
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com