[weglot_switcher]

Défice das balanças corrente e de capital aumentou 137% em fevereiro

Em comparação com o período homólogo, verifica-se que o défice do saldo acumulado das balanças corrente e de capital aumentou cerca de 137%. Em fevereiro de 2018, o défice fixou-se nos 498 milhões de euros.
22 Abril 2019, 13h55

Em fevereiro, o saldo acumulado das balanças corrente e de capital registou um défice de 1.181 milhões de euros, anunciou o Banco de Portugal (BdP) esta segunda-feira no Boletim Estatístico. Em comparação com o período homólogo, verifica-se que o défice do saldo acumulado das balanças corrente e de capital aumentou cerca de 137%. Em fevereiro de 2018, o défice fixou-se nos 498 milhões de euros.

“Para esta evolução contribuíram as balanças de bens, de serviços e de rendimento secundário, que foram parcialmente compensadas pelas balanças de rendimento primário e de capital”, explicou o regulador.

Segundo o Boletim Estatístico, desde 2016 que o saldo acumulado das balanças corrente e de capital apresenta sucessivos défices nos primeiros meses do ano civil. Em 2017, saldo acumulado das balanças corrente e de capital apresentou um excedente a partir de junho e julho, sendo que em 2018 o mesmo só ocorreu a partir de agosto.

O défice da balança de bens cresceu 842 milhões de euros, enquanto o excedente da balança de serviços diminuiu 82 milhões, devido às rubricas de transportes e dos outros serviços exceto viagens e turismo.

A próxima atualização será publicada pelo BdP no dia 21 de maio.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.