[weglot_switcher]

Depois de Trump, Vladimir Putin foi nomeado para Prémio Nobel da Paz

Dmitri Peskov, porta-voz de Putin, rejeitou a ideia de que a nomeação tenha partido do Kremlin e referiu que os responsáveis foram um grupo de escritores liderados por Sergey Komkov. Além do presidente russo, na lista de candidatos deste ano estão Alexei Navalny e Donald Trump.
  • Vladimir Putin
24 Setembro 2020, 17h22

O presidente russo, Vladimir Putin, foi nomeado para o Prémio Nobel da Paz, revelou o seu porta-voz, Dmitri Peskov, esta quinta-feira, 24 de setembro, segundo o “New York Times”.

Um grupo de escritores russos liderado por Sergey Komkov garantiu ter enviado a indicação de Vladimir Putin a Oslo em 10 de setembro e o porta-voz do presidente russo sublinhou que “se a decisão tomada conceder o prémio a Putin, ótimo, se não, não há problema também”.

Dmitri Peskov rejeitou a ideia de que a nomeação tenha partido do Kremlin. “Todos sabemos que pessoas completamente diferentes são indicadas para este prémio, esta é uma iniciativa de quem submete a nomeação”, apontou.

Ser indicado para o Nobel da Paz não é novidade para Putin que em 2013 foi referido para o prémio por Iosif Kobzon, conhecido como o “Russo Frank Sinatra”,  e pela Academia Internacional de Unidade Espiritual e Cooperação dos Povos por participar na resolução do conflito sírio e na tentativa de impedir Invasão militar dos EUA na Síria.

Este ano, a Rússia estará bem representada no prémio da paz, sendo que, na semana passada, o crítico de Putin, Alexei Navalny, foi igualmente nomeado, mas por um grupo de professores universitários russos.

A 9 de setembro, foi a vez do presidente americano Donald Trump ter sido apontado pelo deputado norueguês Christian Tybring-Gjedde, que já em 2018 tinha nomeado o candidato republicano para o Prémio Nobel da Paz.

A lista de nomeadores qualificados é bastante extensa e podem nomear pessoas ao prémio “membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros de gabinete/ministros) de estados soberanos, assim como atuais chefes de Estado”, mas também “professores universitários de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião diretores e reitores de universidades antigos e atuais membros do Comité Norueguês do Nobel, pessoas que venceram o Nobel da Paz”, segundo o comité.

Até ao momento existem  318 candidatos ao Nobel da Paz, dos quais 211 são indivíduos e 107 são organizações.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.