Desde 1 de janeiro de 2024 que a recolha seletiva de biorresíduos, ou a sua separação, e reciclagem na origem é obrigatória.
Se o consumidor separar os biorresíduos do lixo comum estará a diminuir a quantidade de resíduos despejados em aterro e, consequentemente, a contribuir para uma menor pegada ambiental.
Terminou no último dia do ano passado o prazo para os Municípios implementarem a recolha seletiva dos biorresíduos produzidos na casa dos consumidores, o que implicará uma mudança de paradigma na gestão dos resíduos urbanos e o envolvimento de toda a comunidade.
Porém, ainda somos um país a várias velocidades. Enquanto alguns municípios já fazem a recolha dos biorresíduos, outros estão ainda na fase de implementação de projetos piloto e muitos outros nem sequer começaram.
É imperativo que os municípios implementem modelos de recolha que permitam a medição dos biorresíduos separados, bem como introduzam nos Tarifários para 2024 incentivos monetários aos consumidores que adiram a um sistema de recolha seletiva desses resíduos, que se deverá manter até à implementação do sistema Pay-As-You-Throw (PAYT).
A DECO defende a importância de se promover uma campanha nacional de comunicação sobre o tema e, entretanto, aguardamos novidades!
Informe-se connosco.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com