O diretor da urgência do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, Hugo Martins, demitiu-se esta segunda-feira, avança a RTP, no mesmo dia em que a Ordem dos Médicos alertou para o funcionamento da unidade “abaixo dos limites de segurança clínica”.
Citado num comunicado da Ordem, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, avisou que não é “adequado para a população manter uma urgência de cirurgia geral aberta ao exterior que não cumpra o recomendado”, apontando para “um preocupante descalabro”.
De forma a assegurar “a reposição dos protocolos médicos definidos e a garantia de que as diversas unidades de saúde prestam os adequados serviços médicos às populações”, num “apelo desesperado” em entrevista à RTP3, o bastonário pediu ao Ministério da Saúde uma intervenção “direta”.
De acordo com a Ordem dos Médicos, o Hospital de Amadora/Sintra serve uma área populacional de mais de meio milhão de habitantes. “Os protocolos do serviço de urgência definem como seis o número mínimo de médicos nestes casos. No fim de semana passado, o Hospital Amadora/Sintra tinha uma escala com apenas três médicos, sendo um médico especialista e dois médicos internos, o que está “contra todas as recomendações técnicas”, denuncia a entidade liderada por Carlos Cortes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com