[weglot_switcher]

Dívida do Estado faz endividamento não financeiro ultrapassar 720 mil milhões de euros

Segundo dados do Banco de Portugal, o endividamento do setor não financeiro aumentou 5,3 mil milhões de euros para 721,1 mil milhões de euros, refletindo o acréscimo do endividamento do sector público que totalizou os 318 mil milhões de euros.
22 Agosto 2018, 12h04

No final do primeiro semestre deste ano, o endividamento do setor não financeiro situou-se  em 721,1 mil milhões de euros, um aumento de 5,3 mil milhões de euros em relação ao final do ano passado, refletindo o acréscimo do endividamento do sector público.

“No final do primeiro semestre de 2018, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 721,1 mil milhões de euros, dos quais 318 mil milhões referentes ao setor público e 403,1 mil milhões ao setor privado”, revela o Banco de Portugal (BdP) nas estatísticas do endividamento do setor não financeiro relativas a Junho de 2018 publicadas nesta quarta-feira, 22 de agosto.

Segundo o Boletim Estatístico do BdP, o endividamento do sector público registou um aumento de 2,5 mil milhões de euros face a janeiro deste ano. Já o setor privado apresentou uma diminuição do endividamento de 106 milhões de euros, para a qual contribuíram o decréscimo de 600 milhões de euros do endividamento das empresas e o incremento do financiamento dos particulares em 500 milhões de euros.

Relativamente ao final do ano passado, “o acréscimo do endividamento do setor público distribuiu-se por todos os setores institucionais, com destaque para o setor financeiro (2,9 mil milhões de euros)”, avança o BdP.

Por sua vez, a evolução do endividamento do setor privado reflectiu a diminuição de 1,4 mil milhões de euros do financiamento obtido pelas empresas junto do resto do mundo, parcialmente compensado pelo aumento do endividamento das empresas e dos particulares junto do setor financeiro (1,1 mil milhões e 300 milhões de euros, respetivamente).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.