[weglot_switcher]

CFP: Dívida pública aumenta para 123% e afasta-se das metas orçamentais

O relatório do Conselho de Finanças Públicas (CFP) indica que, para cumprir a previsão anual de 118,6% do PIB, o rácio da dívida pública tem de reduzir-se quatro pontos percentuais do PIB até ao final do ano.
  • Cristina Bernardo
11 Julho 2019, 17h02

A dívida pública aumentou para 123% entre janeiro e março, afastando-se das metas orçamentais previstas pelo Ministério das Finanças para o final do ano. O relatório do Conselho de Finanças Públicas (CFP), divulgado esta quinta-feira, indica que, para cumprir a previsão anual de 118,6% do PIB, o rácio da dívida pública tem de reduzir-se quatro pontos percentuais do PIB até ao final do ano.

“No ano terminado no 1.º trimestre de 2019, o rácio da dívida pública elevou-se para 123% do PIB, afastando-se da meta prevista para o final do ano”, lê-se no relatório do CFP. A explicar o aumento da dívida pública esteve o efeito desfavorável do aumento de depósitos, o que levou uma diminuição da dívida líquida de depósitos em 0,8 pontos percentuais do PIB desde o final de 2018.

O relatório estima que o rácio da dívida pública tenha registado um aumento de 1,5% do PIB face aos 121,5% alcançados no trimestre anterior. A explicar este resultado esteve o aumento nominal da dívida pública em 5,5 milhões de euros, que foi superior ao do PIB nominal anual terminado nesse trimestre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.