[weglot_switcher]

Dívida pública volta a cair em novembro pelo quinto mês consecutivo

O indicador continua a recuar após a subida registada no início do ano, refletindo sobretudo a redução dos títulos de dívida de curto prazo. Ainda assim, a dívida em novembro ficou acima do registado em igual período do ano passado.
2 Janeiro 2025, 11h13

A dívida pública portuguesa voltou a cair em novembro, mantendo a trajetória de redução dos últimos meses, embora ainda acima do valor homólogo no ano passado. O stock de dívida caiu 0,7 mil milhões de euros em cadeia, ficando em 269,1 mil milhões de euros.

Os dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quinta-feira apontam para nova redução da dívida pública portuguesa, marcando assim o quinto mês consecutivo de descidas neste indicador. Recorde-se que o ano arrancou com um disparo considerável do montante em dívida pelo Estado português, isto após a redução no final de 2023 que deixou o indicador abaixo de 100% do PIB.

“Esta descida refletiu sobretudo a redução dos títulos de dívida de curto prazo (-1,7 mil milhões de euros), parcialmente compensada pelo aumento dos títulos de dívida de longo prazo (0,8 mil milhões de euros) e dos certificados de aforro (0,3 mil milhões de euros)”, explica a nota do BdP.

Ainda assim, o valor registado em novembro fica acima dos 266,7 mil milhões de euros registados em igual período do ano passado.

Por outro lado, os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 12,8 mil milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 2,0 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, ou seja, outubro.

Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 1,3 mil milhões de euros, para 256,3 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.