[weglot_switcher]

Dombrovskis ao JE: “O Mário dirigiu o Eurogrupo com habilidade e mão firme, e sempre com o maior interesse europeu em mente”

Vice-presidente executivo da Comissão Europeia diz ao Jornal Económico que elogia Mário Centeno “por levar a acordos rápidos sobre as ferramentas para a crise do coronavírus para apoiar os nossos países da União Europeia neste momento excepcionalmente desafiador”.
9 Junho 2020, 17h38

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, elogia o desempenho de Mário Centeno enquanto presidente do Eurogrupo, nos últimos dois anos e meio, de quem diz ter “mão firme” e “sempre com o maior interesse europeu em mente”.

“O Mário dirigiu o Eurogrupo com habilidade e mão firme, e sempre com o maior interesse europeu em mente. Elogio-o particularmente por levar a acordos rápidos sobre as ferramentas para a crise do coronavírus para apoiar os nossos países da União Europeia neste momento excepcionalmente desafiador”, afirmou Valdis Dombrovskis ao Jornal Económico.

A posição do vice-presidente executivo da Comissão Europeia é acompanhada pela posição institucional da instituição. “A Comissão presta homenagem a Mário Centeno pelo importante papel que desempenhou no reforço da resiliência da zona euro como Presidente do Eurogrupo. A sua liderança e experiência ajudaram a zona euro a responder com rapidez, força e de forma coordenada às consequências da pandemia do coronavírus”, afirmou um porta-voz da Comissão Europeia ao Jornal Económico.

A saída de Mário Centeno de titular das Finanças foi hoje anunciada e uma hora depois este explicava, numa publicação no Twitter que o seu “mandato como presidente do Eurogrupo termina a 13 de julho de 2020” e que esta “quinta-feira, irei informar os meus colegas do Eurogrupo da minha decisão de não almejar um segundo mandato, pois até 15 de junho irei deixar o cargo de ministro das Finanças de Portugal”.

O (ainda) presidente do Eurogrupo foi eleito presidente do grupo informal de ministros da zona euro a 4 de dezembro de 2017 e começou a exercer o mandato a 12 de Janeiro de 2018. As reações à saída de Centeno pelos pares europeus têm chegado através do Twitter. A ministra das Finanças espanhola, Nadia Calviño, escreveu numa publicação “Obrigado, caro Mário Centeno, pelo seu excelente trabalho, tanto em Portugal como enquanto presidente do Eurogrupo”.

Já o homólogo alemão disse que “Mário Centeno é um bom amigo e eu gostei de trabalhar com ele. Ele fez um trabalho notável enquanto ministro das Finanças de Portugal e enquanto presidente do Eurogrupo. Desempenhou um papel significativo na luta da UE contra a pandemia do coronavírus”, numa publicação no Twitter. Também o Comissário Europeu da Economia, Paolo Gentiloni, escreveu “Mário, fizeste um excelente trabalho pela Europa”.

(Atualizado às 17h41)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.