Donald Trump quer resolver o problema da habitação nos Estados Unidos e acredita que a solução passa por expulsar do país até 20 milhões de imigrantes, conta o jornal espanhol “El Economista” esta sexta-feira.
No entanto, e a pouco mais de um mês das eleições para a Casa Branca, as propostas do candidato republicano suscitam dúvidas e preocupações entre os especialistas, para quem esta medida pode causar uma crise hipotecária sem precedentes.
Donald Trump pretende deportar os imigrantes ilegais, mas também legais, retirando-lhes por decreto a sua autorização de residência, o que deixaria milhares de casas vazias para serem vendidas.
De resto esta ideia foi transmitida pelo segundo candidato dos republicanos, J.D. Vance no debate desta semana, onde explicou que a ideia é retirar a autorização de residência, por exemplo, de venezuelanos ou haitianos que entrassem legalmente nos Estados Unidos, expulsando-os em seguida juntamente com todos os imigrantes ilegais que vivem no país há anos ou décadas, para os seus países de origem.
O candidato disse ainda que caso os países de origem não aceitassem receber de novo estes imigrantes, o Governo norte-americano iria “impor tarifas enormes” aos produtos desses países.
Caso vença as eleições, Donald Trump promete iniciar a deportação de pelo menos um milhão de pessoas, utilizando uma lei de 1796 que permite a deportação de “estrangeiros inimigos dos Estados Unidos”, categoria na qual incluiria todos os imigrantes de uma só vez.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com