Os irmãos Gerard e Alain Wertheimer estão empatados no ranking dos milionários da Forbes internacional, na 46.ª posição. Os donos da marca de luxo francesa Chanel, têm uma fortuna de 32,4 mil milhões de euros.
Os dois empresários estão ligados à marca Chanel porque em 1920 o seu avô financiou a criação da estilista Coco Chanel, que mais tarde criou a sua marca. Nesta altura a família Wertheimer financiava a produção total do perfume icónico da marca, o Chanel No.5.
O avô dos irmãos criou a Société des Parfums Chanel, que vendia o perfume da Coco Chanel, o que tornou possível o perfume chegar a mais clientes.
A parceria entre a família e a estilista não correu muito bem, uma vez que Gabrielle “Coco” Chanel, simpatizante do regime nazi, tentou retirar o controlo de 50% da sua marca à família Wertheimer, que era judia. O seu plano não foi bem-sucedido, e mais tarde Pierre Wertheimer passou a controlar toda a marca em troco de pagar todas as divididas de Chanel até à sua morte, que ocorreu passados 17 anos.
Alain assume o controlo da marca aos 25, em 1973, depois de convencer a administração de que é capaz de liderar a empresa. O posto de presidente ainda é ocupado por Alain, enquanto Gerard está encarregue da divisão de relógios.
Enquanto líderes da marca, os irmãos trouxeram Karl Lagerfeld como diretor artísticos da divisão de moda, um nome que foi referido pelo New York Times como o designer mais “prolífico” dos séculos XX e XXI.
O estilista morreu aos 85 anos, em 2019, tendo estado na marca francesa mais de 35 anos.
Para além da moda, os dois irmãos também se dedicam à criação de cavalos de corrida e são donos de vinhas em França e na Califórnia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com