Poupar está cada vez mais difícil, principalmente no que toca à compra de bens alimentares. Os preços dos bens alimentares estão cada vez mais caros, mas o ordenado dos consumidores mantém-se igual, o que provoca o conhecido fenómeno da inflação.
Embora muitos consumidores conheçam este fenómeno da inflação, a maioria ainda desconhece um outro intitulado por reduflação. Trata-se da estratégia de diminuição da quantidade dos produtos à venda, mantendo-se o preço anteriormente praticado com uma quantidade maior. Ou seja, a embalagem e o preço são iguais, mas a quantidade de produto é menor.
Esteja atento e compare preços e quantidades
Este fenómeno, que, muitas vezes, passa despercebido aos olhos dos consumidores, não é uma situação ilegal, desde que na embalagem conste claramente a quantidade que o produto apresenta. Todavia, esta redução da quantidade do artigo não é muito visível em certos casos, fazendo com que o consumidor não se aperceba dessa diferença.
O exemplo mais comum e até percetível este fenómeno é o dos cereais de pequeno-almoço e margarinas, cujas embalagens permanecem iguais aos olhos dos consumidores, mas que, na verdade, passaram a ter menos quantidade (cerca de 100g).
Assim sendo, a DECO alerta todos os consumidores para este fenómeno de modo que possam fazer escolhas mais esclarecidas e poupadas. É fundamental que compare os produtos atendendo à sua quantidade e ao seu preço, observe se os artigos que habitualmente costuma comprar estão realmente em conta ou se existem opções mais económicas.
A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com