O Portal da Queixa está a receber inúmeras reclamações de pessoas que ficaram excluídas do programa E-Lar por causa de problemas operacionais na submissão das candidaturas.
Os problemas foram muitos, mau funcionamento do site/plataforma, erros, atrasos e bloqueios na página, formulários inacessíveis, falta de apoio técnico e, por conseguinte, a não validação das candidaturas.
As pessoas estão a denunciar no Portal da Queixa vários constrangimentos operacionais sentidos durante o processo de candidatura.
O programa E-Lar, para substituir equipamentos a gás por elétricos nas habitações, teve cerca de 40 mil candidaturas em seis dias, estando “esgotada a dotação prevista” de 30 milhões de euros, divulgou esta segunda-feira o Governo. O programa devia durar até junho do próximo ano, mas já não é possível submeter mais candidaturas.
Segundo os relatos que chegaram ao Portal da Queixa, parece que nem tudo terá corrido da melhor forma durante o processo de submissão online de candidaturas, o que fez disparar as reclamações.
Esgotada a verba, e sem certeza se o Governo consegue reforçar o apoio financeiro junto de Bruxelas – tal como anunciou o Executivo -, a situação está a gerar indignação entre os consumidores que tentaram aceder ao E-Lar, sem sucesso.
Na reclamação registada no Portal da Queixa há casos de “problemas na validação de email no programa E-lar. “Tentei confirmar o email várias vezes, sem sucesso. No dia 02 de outubro, enviei emails para notificacoes@fundoambiental.pt e geral@fundoambiental.pt, sem qualquer resposta. Fiz novo registo no mesmo dia e novamente no dia 03 de outubro, com o mesmo erro”, relata um dos queixosos.
“O site, ou simplesmente não funciona, ou recebo um email a pedir um procedimento que, igualmente, não é possível concretizar no site. O programa foi anunciado publicamente, e desde a data do seu início não está acessível para os consumidores, sem que seja dada qualquer justificação objetiva. Absolutamente inadmissível”, relata outra das queixas.
M“O portal do E-Lar não dá acesso ao formulário. Os construtores e empresas de contabilidade bloquearam os acessos tal como fizeram com as bicicletas, janelas e painéis solares! O comum cidadão como eu tem uma resposta de confirmação que não funciona, não dá igual acesso a todos os cidadãos, por isso, é burla o E-Lar”, foi outra das queixas.
Recorde-se que, as candidaturas ao E-Lar arrancaram no dia 30 de setembro, com o site do Fundo Ambiental em baixo devido à elevada adesão que provocou uma sobrecarga no servidor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com