[weglot_switcher]

É oficial: Web Summit fica em Lisboa até 2028

Lisboa vai receber a Web Summit até 2028. A capital portuguesa tinha concorrentes de peso, mas foi a cidade eleita para acolher o maior evento tecnológico no mundo. “Estamos muito felizes por estar em Lisboa mais 10 anos”, diz Paddy Cosgrave.
  • Cristina Bernardo
3 Outubro 2018, 10h17

Lisboa vai receber a Web Summit nos próximos 10 anos, até 2028. A confirmação oficial foi feita esta manhã de quarta-feira, 3 de outubro, durante uma cerimónia sobre a organização da Web Summit.

“Estamos muito felizes por estar em Lisboa mais 10 anos”, afirmou Paddy Cosgrave, num evento que decorre na Altice Arena, em Lisboa, precisamente no palco onde se vai realizar a próxima edição do maior evento de tecnologia do mundo.

O empreendedor irlandês e CEO da empresa que organiza a cimeira começou por agradecer ao primeiro ministro, António Costa, e ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina – quem, aliás, o terá convencido a ficar na capital portuguesa

O acordo que é assinado hoje prevê duplicar a dimensão do evento até 2022 e a contratação de mais uma centena de pessoas para os escritórios da Web Summit em Portugal.

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, presente na cerimónia, afirmou que o investimento público ascende a 11 milhões de euros por ano e que só a receita fiscal angariada com o evento, tendo em conta os dados do ano passado, é suficiente para pagar o investimento feito.

Caldeira Cabral apontou, ainda, que outras cidades concorrentes ofereceram mais dinheiro para conquistar a Web Summit.

Em junho, a cidade espanhola de Valência apresentou uma proposta de 50 milhões de euros públicos para receber a Web Summit durante 10 anos, mas não foi a única cidade a fazê-lo. Ao que tudo indica, Munique, Paris, Londres, Berlim, Madrid, Milão e Bilbau também apresentaram propostas.

Com base nos dados da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), o Governo estima que a edição de 2017 da Web Summit tenha gerado um impacto de, pelo menos, 300 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.