A economia alemã registou uma ligeira contração no segundo trimestre em comparação com o início do ano, indicou hoje o Bundesbank (banco central).
No seu boletim mensal de julho, o Bundesbank disse que essa contração se deveu ao desaparecimento de alguns efeitos extraordinários que tinham impulsionado o crescimento durante o inverno.
A produção no setor da construção baixou e as vendas de automóveis normalizaram, após uma forte subida no início do ano.
O Bundesbank acrescentou que as exportações alemãs para o Reino Unido registaram uma queda, depois de no inverno terem sido antecipadas algumas exportações, uma vez que se previa que a saída britânica da União Europeia (‘Brexit’) fosse no final de março.
A tendência geral da conjuntura foi ‘débil’ na primavera, porque se mantém a queda na indústria exportadora, referiu o Bundesbank.
A produção industrial subiu em maio 1% em relação ao mês anterior, mas como tinha sido muito débil em abril, a média de abril a maio é mais baixa do que nos meses de inverno.
A descida da produção foi mais acentuada nos setores automóvel e de maquinaria.
O Bundesbank também destacou que pioraram as encomendas à indústria alemã.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com