[weglot_switcher]

Economia nacional desacelera durante Jornada Mundial da Juventude

Sectores longe do alimentar verificaram quebras significativas durante a semana da Jornada Mundial da Juventude. Evento da Igreja Católica levou economia portuguesa a perder fôlego.
Foto: Joana Peixoto
21 Agosto 2023, 08h07

O indicador diário do Banco de Portugal (BdP) mostra que a economia portuguesa esteve no negativo durante a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e nas suas vésperas, de acordo com o “Dinheiro Vivo”. O indicador só reanimou quando o Papa Francisco deixou Lisboa, a 6 de agosto, ainda que a subida não tenha sido demasiado expressiva.

Ainda que muitos supermercados e restaurantes tenham visto a sua atividade animada devido aos peregrinos, houve outros negócios que perderam fôlego. Foi o caso dos hotéis e do comércio.

Segundo o vice-presidente da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP), Vasco Melo, “a semana da jornada não foi, na generalidade, boa”, tendo-se verificado “quebras nalgumas lojas, sobretudo em sectores que não têm a ver com o alimentar, e quebras significativas”.

A publicação adianta que o sentimento negativo se iniciou a 11 de julho, duas semanas antes do início da JMJ em Lisboa, com os turistas a evitar Portugal nas semanas que antecederam o maior evento da Igreja Católica.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.