O produto interno bruto (PIB) da Coreia do Norte aumentou 3,9% em relação ao ano anterior, de acordo com dados revelados esta sexta-feira pelo Banco Central da Coreia do Sul. Este é o crescimento mais rápido registado desde 1999 e acontece numa altura em que o país enfrenta a pior seca e escassez de alimentos da década e a economia tem sido asfixiada com sanções económicas impostas pela comunidade internacional.
Os dados mostram que o PIB norte-coreano se fixou nos 28,5 mil milhões de dólares (cerca de 25 mil milhões de euros) o ano passado. A aceleração na economia norte-coreana foi impulsionada pelos setores da energia e exploração mineira, que representam 33,2% do PIB, e pelo aumento das exportações.
Pyongyang, que conta com a China como principal parceiro comercial, aumentou as exportações em 4,6%, depois de em 2013 ter registado um salto de 11,8%. O carvão continua a ser um dos principais produtos exportados pela Coreia do Norte, sendo que com o boicote chinês às exportações de carvão, numa tentativa de pressionar o regime de Kim Jong-un a abandonar o seu programa nuclear, pode vir a ser uma pesada perda para Pyongyang.
“O país pode passar ao lado de algumas sanções, mas o carvão é fundamental para a economia norte-coreana e é difícil vender em contrabando, uma vez que pode ser detetado facilmente quando está a ser movido”, disse Kim Suk-jin, analista do Instituto Coreano de Unificação Nacional da Coreia (KINU).
A Coreia de Norte tem estado sob pressão de sanções económicas da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2006. O país tem conhecido sanções mais pesadas nos últimos anos à medida em que o líder norte-americano, Kim Jong-un, prossegue com a sua ambição de desenvolver um programa de mísseis nucleares.
O regime norte-coreano não divulga dados económicos. Os dados do PIB apresentados são uma estimativa recolhida pelo Banco Central da Coreia do Sul, com base em informações de agências governamentais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com