O Nova Economics Club e a Associação de Estudantes da Nova SBE promovem, na próxima semana, a 6ª edição do ciclo de conferências Economia Viva, que terá como temas a economia da saúde, economia da educação, economia ambiental, a competitividade no atual mundo global e os grandes desafios do plano de recuperação europeu.
O ciclo de conferências temáticas tem o apoio institucional da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e a colaboração da Comissão Europeia, decorre entre 5 e 9 de abril, e contará com a participação de 31 personalidades.
A sessão de abertura terá lugar a 5 de abril, segunda-feira, com a participação do presidente do Nova Economics Club, Tomás Andrade; do dean da Nova SBE, Daniel Traça; e do vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz. Segue-se o primeiro debate, sobre a “União Europeia da Saúde”, com a participação do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães; do deputado Ricardo Batista Leite; do professor associado da Nova Medical School e ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes; e de Pedro Pita Barros, economista no Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center.
No dia seguinte, o debate terá como tema “Ensinar na Era Digital” e terá como participantes o ex-ministro da Educação Nuno Crato; a presidente do Conselho Nacional da Educação, Maria Emília Santos; o presidente-executivo da Fundação José Neves, Carlos Oliveira; e Ana Balcão Reis, economista no Nova SBE Economics of Education Knowledge Center.
O tema para quarta-feira, 7 de abril, é o das “Cidades Verdes do Futuro” e conta com a intervenção da vereadora da Câmara Municipal de Cascais Joana Pinto Balsemão; de Filipe Duarte Santos, professor associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Maria Neves Salgueiro; e de Sofia Franco, economista do Nova SBE Environmental Economics Knowledge Center.
O debate de 8 de abril tem como tema “Competir num Mundo Global” e como intervenientes o ex-vice-primeiro-ministro e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas; do ex-comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação Carlos Moedas; da presidente da Autoridade da Concorrência, Margarida Matos Rosa; e de João Azevedo, economista da Direção-geral da Concorrência da Comissão Europeia.
O último debate, a 9 de abril, tem como tema “A Presidência Portuguesa da UE e o Plano Europeu de Recuperação” e conta com a participação do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira; de Miguel Faria e Castro, economista na Divisão de Investigação no Banco da Reserva Federal de St. Louis, nos Estados Unidos da América; de João César das Neves, professor na Universidade Católica; e de João Amador, diretor-adjunto do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal.
O ciclo de conferências encerra sexta-feira, com uma cerimónia que contará com a intervenção do vice-presidente do Nova Economics Club e organizador do Economia Viva 2021; Luís Laginha de Sousa, administrador do Banco de Portugal; e Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal.
Devido às circunstâncias criadas pela pandemia de Covid-19, todas as conferências realizam-se em ambiente virtual, com transmissão em direto via Zoom Webinar e Facebook, sendo a participação do público assegurada através dos canais digitais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com