A bolsa de Lisboa derrapou 0,37% na sessão desta quinta-feira, até aos 6.924 pontos. A queda foi gerada pelas desvalorizações ao nível do sector da energia.
A EDP Renováveis foi protagonista da perda mais acentuada, na ordem de 2,45%, até aos 14,71 euros por ação. Seguiu-se a EDP, que recuou 1,73% nas negociações, para os 3,739 euros, ao passo que a REN tombou 1,41%, até aos 2,45 euros.
Em terreno positivo, destaque para a subida de 2,77% da Sonae, cujos títulos estavam a ser negociados nos 0,966 euros quando os mercados encerraram. Seguiu-se a Altri, que se adiantou 1,79% e alcançou 5,40 euros, ao passo que o BCP ganhou 1,74%, para 0,3622 euros.
Entre os índices europeus denotou-se um sentimento misto, com o Reino Unido a registar a maior descida, na ordem de 0,42%, no mesmo dia em que se soube que a inflação não recuou tanto como era esperado. Em termos homólogos, o índice de preços subiu 2,3% em abril (menos 0,9 pontos base do que em março), mas as expetativas apontavam para os 2,1%.
O sentimento negativo registou-se também em Espanha, com uma perda de 0,16%. Em sentido contrário, o índice agregado Euro Stoxx 50 avançou 0,23% e França 0,13%. Subidas ainda mais leves foram observadas na Alemanha e em Itália, na ordem de 0,02% em ambos os casos.
“Bolsas europeias encerram divididas, após a revelação de que a atividade na Europa e nos EUA deverá ter acelerado mais que o antecipado pelos analistas, levando a uma subida das yields soberanas, à medida que os investidores demonstram receios de que a robustez económica possa atrasar o abrandamento da inflação e por conseguinte o início de cortes da taxa de juro”, de acordo com a análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.
“O setor tecnológico liderou as valorizações, impulsionado pelas subidas das empresas de semicondutores, depois da NVIDIA ter reportado resultados que superaram as estimativas dos analistas”, pode ler-se na mesma análise.
“Por cá as quedas da EDPR, EDP e REN, ofuscaram as subidas da Sonae, BCP (BNP subiu preço-alvo) e Altri (Oddo BHF elevou a recomendação e o preço-alvo)”, assinala-se.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com