[weglot_switcher]

EDP Renováveis e BCP caem e lançam PSI para perdas

As duas cotadas registaram desvalorizações superiores a 1%, num dia que foi misto entre as principais praças europeias. Os mercados aguardam a decisão da política monetária da Fed.
16 Setembro 2024, 17h13

A bolsa de Lisboa encerrou as negociações desta segunda-feira em queda, ao perder 0,70%, até aos 6.790 pontos. EDP Renováveis e BCP foram as cotadas que mais caíram.

A energética desvalorizou 1,93% e ficou-se pelos 15,76 euros por ação, ao passo que o banco contraiu 1,26%, para 0,4078 euros. A Semapa derrapou 0,82% e terminou o dia nos 14,46 euros.

Por outro lado, os títulos da NOS e da REN foram protagonistas das maiores subidas, num dia em que não houve avanços muito pronunciados. Ambas as cotadas somaram 0,41%, para 3,64 e 2,455 euros, respetivamente.

Os mercados aguardam a decisão da Fed sobre as taxas de juro, que deverá consistir num corte entre 25 e 50 pontos base (p.b.) e está agendada para quarta-feira.

Entre as mais importantes congéneres europeias, o dia foi misto, em que o índice agregado Euro Stoxx 50 derrapou 0,32%, ao passo que Alemanha e França perderam 0,23% e 0,21%, respetivamente. Itália escorregou 0,01%. No ‘verde’, o Reino Unido deu um salto de 0,73%, ao passo que Espanha ganhou 0,39%.

O mercado petrolífero continua em recuperação e o Brent está a subir 1,40% nas negociações, até aos 72,61 dólares por barril.

A generalidade das bolsas europeias encerrou em baixa, com os investidores claramente a preferirem aguardar pelas decisões de política monetária da Fed, que chegam na quarta-feira ao final da tarde”, pode ler-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

Estas “devem marcar o início de descida de taxas de juro nos EUA, sendo que a grande questão é relativa à dimensão deste primeiro corte”, assinala-se.

“O IBEX conseguiu escapar com um ganho ligeiro, à boleia da Banca, Iberdrola e Telefonica”, de acordo com os analistas.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, acabou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 95 cêntimos acima dos 72,75 dólares com que fechou as transações na segunda-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.