[weglot_switcher]

Eleições municipais brasileiras são teste à prestação de Lula da Silva

Num país que continua dividido entre dois pólos políticos que vivem em constante regime de confrontação, nenhuma eleição é ‘apenas’ uma eleição. Em todas elas, a esquerda de Lula e a direita de Bolsonaro batalham por cada centímetro de terreno.
Brazil’s President Luiz Inacio Lula da Silva gestures to media during the Mercosur summit in Asuncion, Paraguay July 8, 2024. REUTERS/Cesar Olmedo
4 Outubro 2024, 17h30

Os brasileiros vão este domingo votar na primeira volta das eleições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, com a segunda volta a ter lugar a 27 de outubro.

Exatamente dois anos depois de Inácio Lula da Silva ter sido eleito presidente da República pela terceira vez, os analistas colocam o escrutínio do lado da resposta que o partido no poder, o Partido dos Trabalhadores, terá fornecido desde então aos brasileiros.

Do mesmo modo, estará em observação aquilo que os brasileiros convencionaram chamar o ‘bolsonarismo’ – um movimento que se foi tornando cada vez mais independente do próprio Jair Bolsonaro, o ex-presidente cuja vida política está mais ou menos em suspenso.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.