As eleições madeirenses já têm data, 23 de março, segundo nota no site da presidência da República. A data foi aprovada pelo Presidente da República esta sexta-feira.
As eleições acontecem depois do Conselho de Estado ter aprovado a dissolução da Assembleia da República madeirense.
Em comunicado no site da presidência da República lê-se que “o Presidente da República decidiu, assim, depois de ouvir os Partidos Políticos nela representados e do Parecer do Conselho de Estado, que irá dissolver a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e marcar as eleições para o dia 23 de março de 2025”.
Depois de ter ouvido os partidos a 7 de janeiro, que defenderam a realização de eleições, o Presidente da República decidiu convocar o Conselho de Estado para esta sexta-feira, onde tomou a decisão de dissolver o Parlamento regional.
Relembre-se que a 15 de dezembro a assembleia legislativa da Madeira aprovou uma moção de censura apresentada pelo Chega ao Governo Regional minoritário, liderado por Miguel Albuquerque.
Esta moção de censura obrigou à dissolução do Governo Regional, que foi constituído a 6 de junho e que vai permanecer em funções até à posse do novo executivo.
Notícia atualizada às 16h31
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com