Eletricidade atinge preço recorde. Saiba quanto lhe vai custar utilizar cada eletrodoméstico

A eletricidade atingiu hoje o preço mais alto de sempre em no mercado grossista ibérico. Consequentemente, este recorde poderá também ter um impacto na sua carteira. Assim, saiba quanto lhe vai custar utilizar cada eletrodoméstico.

Depois de um aumento progressivo que se tem vindo a verificar ao longo dos últimos meses, o mercado ibérico energético atingiu esta quarta-feira, 21 de julho, o preço mais alto da história (média de 106,57 euros por cada MWh). Isto significa que Portugal e Espanha nunca tinham registado preços de eletricidade tão elevados desde que se uniram através do Mibel no ano de 2007.

As estimativas são feitas pela Selectra, uma consultora de comparação de tarifas de energia e telecomunicações, que adianta que este aumento de preços terá também impacto na carteira dos portugueses. Assim sendo, a empresa elaborou uma tabela que estima o o custo de utilização de cada eletrodoméstico durante o dia de hoje, com o objetivo de ajudar os consumidores a poupar na fatura de eletricidade no final do mês.

De acordo com a nota divulgada esta tarde, de forma a estimar qual o horário mais vantajoso para os consumidores utilizarem os diferentes eletrodomésticos, a Selectra elaborou dois possíveis cenários, ambos recorrendo a estimativas com tarifas fixas, ou seja, não existindo variações de preço por hora.

Nesta primeira tabela é possível verificar qual o custo médio (em cêntimos) em habitações com uma potência contratada de 3,45 kVA (média de 2 pessoas) consoante as horas de ponta e de vazio:

Horas de PontaHoras de Vazio
Máquina de lavar roupa0,31 (cêntimos)0,16 (cêntimos)
Forno0,340,17
Lava-loiças0,270,14
Televisão0,20,1
Microondas0,190,9
Ar condicionado0,230,11
Aquecedor elétrico0,350,18
Ferro de engomar0,190,9
Máquina de secar a roupa0,250,13
Ventilador (tecto)0,20,1
Computador portátil0,20,1

 

 

Por outro lado, se a potência contratada do consumidor for de 6.9 kVA (frequente em famílias com quatro pessoas), estes são os diferentes valores que se devem ter em conta para cada eletrodoméstico:

Horas de PontaHoras de Vazio
Máquina de lavar roupa0,34 (cêntimos)0,17 (cêntimos)
Forno0,370,19
Lava-loiças0,290,15
Televisão0,30,1
Microondas0,200,10
Ar condicionado0,250,13
Aquecedor elétrico0,380,19
Ferro de engomar0,200,10
Máquina de secar a roupa0,270,14
Ventilador (tecto)0,20,1
Computador portátil0,20,1

 

Qual é a melhor altura para pôr a roupa a lavar?

Segundo a Selectra, a máquina de lavar a roupa é um dos eletrodomésticos com os custos mais elevados de utilização, sendo apenas ultrapassada pelo forno e o aquecedor elétrico. Porém, existem formas de conseguir que o impacto não seja tão grande na sua fatura, sendo que uma das principais é a escolha dos horários mais rentáveis.

Assim, se o consumidor tiver uma tarifa bi-horária, deve escolher as horas de vazio (22h-8h) para colocar a sua roupa a lavar, sendo que o seu preço vai ser sempre menor face às horas de ponta.

E qual é o horário mais caro?

Segundo os cálculos da Selectra utilizar a máquina de lavar em horas de ponta (8h-22h), neste que é o dia com o custo de eletricidade mais caro de sempre, vai custar 31 cêntimos por hora, a um consumidor que tenha uma potência contratada de 3,45 kVA e uma taxa de IVA de 13%, e 34 cêntimos/hora em cenários de potências de 6,9 kVA e uma taxa de IVA 23%.

Os eletrodomésticos com o custo de utilização mais baixo são, por sua vez, o computador portátil, o ventilador e a televisão.

Recomendadas

Conte com a ajuda da DECO em situação de dificuldade financeira e sobre-endividamento

Apoiamos os consumidores que se encontrem incapacitados de fazer face às suas dívidas devido a situações de cariz involuntário, tais como: desemprego, cortes salariais ou quebra de rendimentos, doença prolongada ou acidente, alteração do agregado familiar entre outras.

Ryanair anuncia a criação de cinco mil empregos nos próximos cinco anos

“A Ryanair espera criar mais de 5.000 novos empregos para pilotos, tripulantes de cabine e engenheiros nos próximos cinco anos”, anunciou em Espanha Michael O’Leary.

Preço da eletricidade atinge novo máximo histórico esta quinta-feira: mais de 180 euros por MWh

A tendência mantém-se e setembro soma agora quatro dias de recorde no preço da eletricidade na Península Ibérica. Esta quinta-feira, os valores oscilarão entre um preço mínimo horário de 180 euros por MWh e um máximo de 198,85 euros por MWh.
Comentários