O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, João Paulo Catarino, considerou que Santarém é a localização que faz “mais sentido” para o novo aeroporto, contrariando assim o ministro das Infraestruturas João Galamba.
“Santarém, ou nesta região, o aeroporto fará muito mais sentido. É importante que o PSD também se envolva [na discussão], também nos ajude a defender essa localização que para mim também é a que mais interessa ao país”, disse João Paulo Catarino na inauguração da Feira Mostra de Mação ao jornal “O Mirante”.
O autarca de Mação, Vasco Estrela, também concordou que Santarém seria a localização ideal. “O aeroporto em Santarém é o que Mação, o Médio Tejo, Beira Baixa, Coimbra e Leiria também defendem. A decisão será política e não tenho dúvidas que o Governo tem uma oportunidade única de mostrar o que é a coesão territorial. Se os estudos o permitirem, Santarém deverá ser o local do futuro aeroporto de Portugal, que servirá Lisboa, mas também vai servir o país e que poderá contribuir decisivamente para a coesão territorial”, sublinhou.
A 20 de junho, o ministro das Infraestruturas considerou que um aeroporto em Santarém fica “longe” da capital. “Se acho que o aeroporto em Santarém é longe? Acho. Se acho que a probabilidade de ser viável é alta? Não, é muito baixa”, referiu o governante.
De recordar que, no final de abril, a Comissão Técnica Independente anunciou sete localizações e nove opções estratégicas para a possível localização do novo aeroporto de Lisboa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com