[weglot_switcher]

Emissões ‘net zero’: Cenário significaria queda de 75% na procura de petróleo até 2050

O mercado petrolífero deverá atingir um máximo histórico ao nível da procura dentro de poucos anos, seguindo-se uma redução a este nível e nos preços.
6 Maio 2024, 16h30

Um cenário de emissões ‘net zero’ significaria uma redução de 20% na procura de petróleo em 2030 e de 75% até 2050, face aos níveis atuais que se registam no mercado. Ainda assim, este não é o cenário que parece ser mais provável.

As previsões são do Crédito y Caución, que divulgou dados num relatório enviado às redações. Depois de a procura ter igualado no ano passado os níveis de 2019, é de esperar um máximo histórico nos próximos anos e o início de um ciclo de redução ainda na segunda metade da presente década.

As contas daquela instituição indicam que um cenário base alinhado com os compromissos já definidos significaria reduções na ordem de 4% até 2030 e 43% até 2050, em comparação com os níveis atuais.

A política de cortes da OPEP+, que integra países como a Arábia Saudita e Rússia, ameaçou gerar aumentos no preço do barril, mas foi contrariada por aumentos de produção nos Estados Unidos, que permitiram manter os níveis de oferta elevados. Deste modo, foi possível evitar uma escalada de preços até à marca dos 100 dólares por barril, a título de exemplo.

Em simultâneo, as medidas ligadas à transição energética aplicadas na América do Norte e nos países europeus, nomeadamente ao nível dos carros eletrificados, tendem a contribuir para a tendência referida. Neste contexto, o futuro do preço de equilíbrio deverá ser “substancialmente inferior aos 80 dólares” em que está a ser negociado por esta altura. Os cenários colocados indicam um preço entre os 25 e os 60 dólares em 2050, refere-se na análise.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.