O fundo australiano Macquarie e único acionista da Empark desde 2017 prepara-se para colocar a empresa de gestão de estacionamentos à venda. A empresa de estacionamento que tem mais de 500 mil lugares será colocada à venda por 1,5 mil milhões de euros.
A notícia está a ser avançada pelo espanhola “El Economista”, que confirmou a venda da empresa junto de diversas fontes. A transação está agora a dar os primeiros passos, sendo que a publicação adianta que já começaram a surgir potenciais interessados no negócio.
Foram estas mesmas fontes que indicam que a avaliação da empresa pode rondar os 1,5 mil milhões de euros, já incluindo a dívida. Isto depois do resultado operacional de 2024 superar os 100 milhões de euros, depois dos 93,8 milhões do ano passado.
A Empark é um dos principais operadores de estacionamento na Península Ibérica, sendo que em Portugal compete diretamente com a EMEL. A gestão dos parques de estacionamento está sob a marca Telpark.
O fundo australiano comprou a Empark em 2017 à ASSIP SGPS e ao grupo português A. Silva & Silva, por cerca de mil milhões de euros, depois das intenções terem sido desmentidas ao Jornal Económico em janeiro. A maioria dos resultados e lucros concentram-se na operação espanhola e portuguesa, ainda que a empresa tenha presença na Turquia e em Andorra.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com