[weglot_switcher]

Empresas de segurança privada devem faturar mais de 1.200 milhões de euros em 2024

Análise da Informa D&B estima que o sector mantenha no curto prazo a tendência de crescimento, embora com um ritmo mais moderado. A manutenção e exploração de sistemas eletrónicos de segurança começa a ganhar peso na faturação destas empresas.
17 Dezembro 2024, 11h57

As empresas de segurança privada devem atingir os 1.225 milhões de euros em volume de negócio no final deste ano, um valor que representa um aumento de 5,2% face ao ano passado.

Segundo uma análise da Informa D&B, é esperado que o sector mantenha no curto prazo a tendência de crescimento, embora com um ritmo mais moderado. A vigilância continua a ser a atividade responsável pela maior parte das receitas, apesar de nos últimos tempos ter perdido peso a favor do segmento de instalação, manutenção e exploração de sistemas eletrónicos de segurança.

Em setembro existiam um total de 83 empresas com licença para atuar na prestação de serviços de segurança privada, um valor que representa uma descida de três empresas face ao ano anterior.

Este sector é dominado por pequenas e médias empresas, com 45% destas a laborar com menos de 100 funcionários e apenas 13 com mais de mil pessoas ao serviço. Em 2023, os cinco principais operadores representavam cerca de 50% do volume de negócios total, enquanto o peso dos dez principais excedia os 70%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.