O número de encomendas recebidas nas fábricas da Alemanha aumentou 3,9% em cadeia em junho, depois de uma queda de 1,7% no mês anterior. A percentagem foi divulgada esta terça-feira pelo Destatis e supera as estimativas dos economistas consultados pela “Bloomberg”, que apontavam para um crescimento de apenas 0,5%.
São boas notícias vindas da maior economia da Europa, uma vez que medem o pulso à indústria germânica. Antes desta subida no sexto mês do ano, os novos pedidos nas fábricas estavam a diminuir há cinco meses consecutivos.
Comparando a três meses, as novas encomendas foram 1,4% menos no segundo trimestre de 2024 do que de janeiro a março. Excluindo as encomendas de grande escala, as novas encomendas aumentaram 3,3% em junho (relativamente a maio) e 1,4% no segundo trimestre (comparativamente ao primeiro trimestre).
O volume de negócios real na indústria transformadora (com a correção dos efeitos de sazonalidade e de calendário) terá diminuído 0,9% em junho comparativamente ao mês anterior, de acordo com os dados provisórios do departamento federal de estatística alemão.
“O volume de negócios ajustado ao calendário foi 5% inferior ao de junho de 2023. Após revisão dos dados provisórios, registou-se uma diminuição de 0,3% em maio de 2024 face a abril de 2024 (valor provisório: -0 ,7%)”, lê-se no relatório publicado esta manhã.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com