A bolsa de Lisboa viveu um dia positivo na sessão desta sexta-feira, com o índice PSI a registar uma subida de 0,68%, até aos 6.199,59 pontos. Destaque para o avanço observado nas energéticas, ainda que a EDP tenha escapado à tendência.
A EDP Renováveis registou a subida mais acentuada, em 3,26%, até aos 13,01 euros, na sequência de a Goldman Sachs ter subido a recomendação para ‘comprar’, no que diz respeito às negociações das respetivas ações.
Seguiu-se a Galp, que beneficiou da subida no preço do barril de crude nas negociações, na ordem de 3% quando os mercados encerraram. Os títulos da petrolífera adiantaram-se 2,02% e alcançaram os 14,87 euros, ao passo que a REN encaixou 1,60% e atingiu os 2,225 euros nas negociações.
Ainda no sector das energias, os títulos da EDP valorizaram 0,14%, depois da apresentação dos resultados de 2023 no dia anterior, quinta-feira. Após o encerramento dos mercados, a empresa deu a conhecer uma subida de 40% nos lucros.
Fora o aquele sector, as subidas mais acentuadas deram-se na Mota-Engil e na NOS. A primeira protagonizou um salto de 2,11%, para 5,80 euros, ao passo que a operadora de telecomunicações se adiantou 1,87%, até aos 3,28 euros.
No ‘vermelho’, sobressaíram Ibersol e Jerónimo Martins, ambas a perderem 1,81%, para 6,48 e 21,72 euros por ação, respetivamente.
Entre as mais importantes praças europeias dominou igualmente o sentimento positivo, com os investidores a ganharem confiança em face da desaceleração da inflação na zona euro, até aos 2,6% em fevereiro. O principal índice italiano assumiu a liderança, ao ganhar 1,08%. Mais atrás, o Reino Unido avançou 0,71%, ao passo que Espanha alcançou 0,63%. Seguiram-se o índice agregado Euro Stoxx50, ao subir 0,33%, assim como França, que somou 0,09%. O principal índice da Alemanha, o DAX, registou estabilidade face ao início da sessão.
Esta semana começa sem dados macroeconómicos de grande peso. Sobressaem, na terça-feira, as divulgações do Índice de Gestores de Compras (PMI) do sector dos serviços em várias economias do euro, assim como nos Estados Unidos. O grande foco da semana estará em perceber qual o sentimento da economia da zona euro no quarto trimestre, já que o PIB referente àquele período vai ser divulgado na sexta-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com