[weglot_switcher]

Energéticas disparam em bolsa após acordo de reforma do mercado de eletricidade

O acordo a que a União Europeia chegou hoje sobre a reforma do mercado europeu de eletricidade já fez com que o grupo EDP, que já liderava esta manhã, passe agora a contar com uma subida de 6,14% na EDP Renováveis e 3,26% na EDP.
EDP
14 Dezembro 2023, 11h34

A novidade sobre o acordo provisório a que a União Europeia (UE) chegou hoje para reformar o mercado europeu de eletricidade, já fez disparar em bolsa as empresas portuguesas do sector energético.

O grupo EDP, que já liderava esta manhã, passa agora a contar com uma subida de 6,14% na EDP Renováveis e de 3,26% na EDP, já a Greenvolt aumenta 2,44% e a Galp ganha 1,43%.

O principal índice português, PSI, que já tinha iniciado a sessão do dia de hoje impulsionado pelo sector energético, sobe agora mais de 1% e continua a ser impulsionado por este sector.

Em Espanha, as empresas de energia também brilham na bolsa, com a Acciona Energía e a Solaria a subirem 5,69% e 5,09%, respetivamente. Já na Alemanha, a Siemens Energy regista uma valorização de 3,74%.

O acordo a que a UE chegou pretende incentivar o investimento em energias ‘limpas’, incluindo nuclear, visando tornar os preços energéticos menos dependentes do preço dos combustíveis fósseis.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.