[weglot_switcher]

Ernesto Gomes Vieira é o 16.º mais rico de Portugal com fortuna de 897 milhões

Do seu portefólio de investimentos faz parte o grupo Ascendum, que é um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos de construção e industriais.
13 Março 2025, 07h00

Ernesto Gomes Vieira é o 16.º mais rico de Portugal, de acordo com o ranking da Forbes dos 50 milionários portugueses. De acordo com a revista, o empresário tem uma fortuna avaliada em 897 milhões de euros.

Do seu portefólio de investimentos faz parte o grupo Ascendum, que é um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos de construção e industriais.

O Grupo foi fundado em 1959, sendo uma empresa multinacional com raízes familiares, e tornou-se um dos maiores distribuidores mundiais da Volvo Construction Equipment. A família de Ernesto Gomes Vieira é um dos ramos acionistas do grupo.

Atualmente o grupo opera em 14 mercados, fornecendo soluções para os seus clientes, permitindo que estes obtenham um desempenho ideal dos equipamentos e uma eficiência operacional.

Em 2024, o grupo atingiu os 1,3 mil milhões de euros em volumes de negócios. Um valor que resultou da sua atividade na venda, aluguer, serviços e fornecimento de peças para equipamentos de construção, infraestruturas, industriais, agrícolas e camiões.

A participação da família Vieira na Ascendum está na holding Ernesto Vieira & Filhos, que se divide em duas sociedades Ernesto Gomes Vieira e dois filhos, Ernesto e Carlos, e outra de Alcina e Ricardo Mieiro, e filhos Ricardo, João, Paulo, Pedro.

Assim, as famílias Gomes Vieira e Mieiro são as duas acionistas do grupo Ascendum.

Ernesto Rodrigues Vieira foi desafiado por Luís Jervell e Ingvar Poppe Jensen, donos da Auto-Sueco, para constituir uma sociedade em partes iguais e vender automóveis e camiões da Volvo, e assim nasceu a Auto-Sueco Coimbra, que mais tarde viria a denominar-se Ascendum.

O Conselho de Administração do grupo conta com Tomás Jervell como chairman, João Mieiro como CEO. Ernesto Gomes Vieira faz parte da comissão de remuneração.

Em 2021, a Ascendum alcançou a marca de um bilião de euros em vendas, pela primeira vez na sua história.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.