Escolas públicas que reutilizarem mais manuais vão receber 10 mil euros

A medida insere-se no âmbito da campanha Escola Mega Fixe, disse a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

A secretária de Estado Adjunta e da Educação avançou ao jornal “Público” que as 20 escolas públicas que mais manuais escolares reutilizarem vão passar a receber dez mil euros no início de cada ano letivo. Segundo Alexandra Leitão, o objetivo é “dar um impulso à medida e fazer a reutilização avançar”. “Queremos pôr todas as escolas a lutar pela reutilização”, explicou a governante, em declarações ao diário.

A medida insere-se no âmbito da campanha Escola Mega Fixe e vai permitir aos estabelecimentos de ensino do Estado mais preocupados com o ambiente investirem o montante onde desejarem. De acordo com a mesma fonte, o Governo, através do Ministério da Educação, ficará responsável por fazer a tabela das recordistas no final do ano, para que o prémio seja entregue logo no ano letivo de 2019/2020.

O Orçamento do Estado para 2019 estabeleceu a extensão da gratuitidade dos manuais escolares até ao ensino secundário, incluindo toda a escolaridade obrigatória. “É alargado o regime de gratuitidade dos manuais escolares previsto nos artigos 127.º da Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março, 156.º da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, e 170.º da Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro, com a distribuição gratuita dos manuais escolares, no início do ano letivo de 2019/2020, a todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória na rede pública do Ministério da Educação”, refere a lei.

Relacionadas

Tudo o que vai acontecer ao seu dinheiro em 2019

O próximo ano está a bater à porta e é altura de começar a fazer contas à vida e a preparar o orçamento familiar para 2019. Saiba o que vai ficar mais caro (e mais barato) no ano que aí vem.

Esquerda chumba manuais escolares gratuitos no ensino privado

A extensão da gratuitidade dos manuais escolares a toda a escolaridade obrigatória a partir do próximo ano letivo vai apenas acontecer para os alunos que frequentam as escolas públicas, tal como proposto pelo Governo.
Recomendadas

CAP diz que Investimentos florestais com apoio PDR 2020 têm “taxa execução baixa”

Acrescenta aquela Confederação que, avaliada em 31 de Julho, “a taxa de execução financeira do conjunto das operações de âmbito florestal do PDR 2020 era de apenas 39%”.

Pedido Único recebeu 171.350 candidaturas no continente na campanha 2019

O Pedido Único consiste no pedido de pagamento directo das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo, previsto na regulamentação comunitária.

Jornadas de Alimentação Animal. IACA debate impacto da descarbonização no sector

Nas Jornadas vai ser apresentado o InovFeed, o Laboratório Colaborativo para a Alimentação Animal, recentemente aprovado, numa parceria com o INIAV.
Comentários