A redução do IVA na cesta básica de alimentos em Espanha levou a uma poupança de 254 milhões de euros entre janeiro e abril deste ano, de acordo com informação prestada pela Autoridade Tributária do país vizinho.
Desde 1 de janeiro deste ano, o Governo espanhol decidiu isentar de IVA uma série de alimentos básicos como frutas, verduras, pão e leite e reduzir o IVA numa série de outros alimentos como azeites e massas, uma medida que deverá manter-se até 30 de junho sem que haja ainda indicação se a mesma será prolongada.
Nadia Calviño, vice-presidente do Governo espanhol e ministra dos Assuntos Económicos, reforçou esta sexta-feira que ainda não é certo que haja renovação desta medida, sendo que os dados da inflação no país vizinho são animadores.
A inflação voltou a conhecer uma retração em maio no país vizinho em maio para o nível mais baixo desde julho de 2021, de acordo com os números conhecidos esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol referentes ao Índice de Preços no Consumidor (IPC).
Assim, o Índice de Preços no Consumidor ficou em 3,2% em maio, uma moderação de nove décimas face ao que foi possível constatar em abril.
Após uma subida em abril da taxa interanual, a perspectiva é que o índice de preços ao consumo voltasse a conhecer uma nova subida em maio, quando comparado com o mesmo período de 2022, algo que acabou por não acontecer.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com