As concessionárias espanholas Globalvia e Abertis terão apresentado propostas vinculativas para a compra de até 80% da Brisa, noticiou a Bloomberg, citando fontes ligadas ao processo.
O prazo para a apresentação de propostas vinculativas acabou no passado dia 8 de abril, tal como o Jornal Económico tinha noticiado. E, segundo a Bloomberg, o consórcio chinês China State Construction Engineering Corporation e o fundo de pensões APG também terão apresentado propostas vinculativas.
Se vencer o concurso para a compra da concessionária do Grupo José de Mello e do fundo Arcus, a Globalvia duplicará a rede de autoestradas que tem sob gestão que somam 1.500 km em autoestradas em Portugal, Espanha, Chile, Irlanda, México, Estados Unidos e Costa Rica.
A operação inicialmente estava avaliada em mais de 2,5 mil milhões de euros, mas o valor das propostas deverá entretanto ser ajustado às atuais expectativas de tráfego e ao atual contexto de Estado de Emergência. As fontes revelaram à Bloomberg que o Grupo José de Mello e o fundo Arcus ainda não tinham tomado uma decisão, e que poderão adiar ou até cancelar a venda da Brisa se os termos oferecidos pelos interessados não forem satisfatórios.
Na semana passada, a Brisa declarou a ocorrência de um caso de força maior ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) devido às restrições impostas sobre a circulação ao abrigo do Estado de Emergência, levando à diminuição do tráfego nas auto-estradas. Face ao contexto atual, a Brisa disse, em comunicado, que está a analisar os potenciais impactos deste caso de força maior nas obrigações do contrato de concessão.
O Grupo José de Mello e o fundo Arcus são os dois principais acionistas da Brisa, uma vez que controlam, respectivamente, 55% e 45% da Tagus Holding, que detém 40,58% do capital da concessionária. Em conjunto, estas três entidades controlam 90,12% do capital social da Brisa. Como o Grupo José de Mello detém diretamente 30,45% da Brisa, tem uma participação de 52,769% na empresa. Já o fundo Arcus, que participa diretamente em 19,09% na Brisa, detém uma participação total de 37,351%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com