[weglot_switcher]

Esta aplicação mostra-lhe o comércio local que está aberto perto de casa

Através da geolocalização do smartphone ou computador, a plataforma disponibiliza quais as lojas, mercearias e supermercados, entre outros, que se encontram abertos, numa área circundante ao utilizador.
13 Maio 2020, 10h28

A OutSystems desenvolveu uma nova aplicação a ‘Around Me’ que permite ao utilizador encontrar o comércio local aberto em torno da sua localização, mesmo que não tenham site ou não estejam incluídos numa plataforma de comércio eletrónico. O objetivo é estimular os pequenos negócios que começam a retomar a atividade à medida que o governo vai diminuindo as restrições de confinamento no âmbito da pandemia de Covid-19.

Através da geolocalização do smartphone ou computador, a plataforma disponibiliza ao utilizador quais as lojas, mercearias e supermercados, entre outros, que se encontram abertos. Assim, cada pessoa que utiliza a aplicação terá informação útil não só sobre os horários de funcionamento, mas também sobre os produtos que são vendidos em determinado estabelecimento, havendo a possibilidade de contactar diretamente o dono do espaço.

A aplicação foi desenvolvida pela ForTrevo em conjunto com a Outsystems, com o apoio direto da Câmara Municipal de Lisboa, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a União de Associações do Comércio e Serviços. O projeto está incluído no programa ‘Covid-19 Community Response Program’, cujo objetivo é criar até 20 aplicações para ajudar no combate ao novo coronavírus.

Gonçalo Gaiolas, vice-presidente de produto da OutSystems, explica que perante a pandemia de Covid-19 “há uma necessidade crescente de nos adaptarmos. O COVID-19 Community Response Program da OutSystems pretende ajudar de forma real e concreta nessa adaptação. A nossa comunidade tem se voluntariado para apoiar de todas as maneiras e a equipa da ForTrevo não foi diferente. Mobilizaram-se para criar esta aplicação, e combinando isso com a agilidade e flexibilidade da plataforma OutSystems, conseguiram lançá-la em 3 semanas”.

Por sua vez, Olga Duarte, presidente executiva e co-fundadora da ForTrevo, afirma que a criação da aplicação “surge como um desejo da equipa ForTrevo de apoiar o comércio local que, tantas vezes esquecido, em tempos de pandemia, surpreendeu e serviu da melhor forma a sua comunidade local. Esta solução vem também de forma muito importante possibilitar que o comerciante consiga, mesmo após o fim do Estado de Emergência, ter uma presença digital e mais facilmente darem-se a conhecer aos seus clientes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.