A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou legislação, na passada quarta-feira, que pode levar à proibição do Tik Tok no país. Os legisladores que apoiaram a medida temem que a rede social seja um perigo de segurança nacional devido à influência que o Governo da China tem sobre a rede social.
A legislação teve apoio de republicanos e de democratas e passou com 352 votos a favor e 65 contra.
A medida segue agora para o Congresso norte-americano. Se passar no Congresso o presidente do Estados Unidos, Joe Biden, disse que iria assinar esta legislação.
Entrando em vigor, esta legislação pode levar à proibição do download do Tik Tok nos Estados Unidos, exceto se o Tik Tok for separado do ByteDance. A legislação dá cinco meses ao ByteDance (empresa que tem controlo maioritário do Tik Tok) para vender a aplicação.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, considerou que esta medida é um “ato de bullying”.
O CEO da Tik Tok, Shou Zi Chew, alertou que se a legislação for aprovada vai dar mais poder a outras redes sociais. O responsável da rede social disse que a lei iria impactar empregos nos Estados Unidos e “tirar biliões de dólares do bolso” de criadores e de negócios.
Shou Zi Chew assegurou também que a aplicação tem tomado medidas que permitem ter os dados seguros e livres de qualquer tipo de manipulação externa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com